Tutorial - Instalação do VS Code no Windows#

A partir de agora gostaria de incentivar à todos que utilizem uma IDE para seguir com este livro.

Nas duas últimas partes, o IDLE foi excelente para experimentação e aprendizado dos conceitos, mas nosso intuito agora é o de criar programas. Para isso, vamos salvar arquivos .py que podem ser executados com o python.

Minha sugestão é a utilização do Visual Studio Code, mais conhecido como VS Code.

O site oficial é este: Visual Studio Code - Code Editing. Redefined

Basta clicar no botão grande escrito Download for Windows.

Você vai precisar aceitar os termos de licensa:

Basta seguir os próximos passos com os valores padrões.

Caso queira marcar as três primeiras caixas de seleção, não tem problema. A primeira vai criar um atalho na sua área de trabalho. As outras duas vão adicionar uma opção no menu do seu botão direito do mouse quando usar ele em arquivos e pastas.

Por último, clique em Install e aguarde finalizar.

Na primeira vez que ele abrir, você verá uma tela como esta:

Selecione a opção de tema que mais gostar. Para este tutorial, vou seguir com o tema Dark. (Existem centenas de temas diferentes desenvolvidos pela comunidade, e é muito fácil trocar depois)

Instalando a extensão do Python#

No canto inferior esquerdo, clique onde está escrito Rich support for all your languages. Um novo botão irá aparecer, escrito Browse Language Extensions. Clique nele.

Vai aparecer uma lista de itens no menu lateral esquerdo. Basta encontrar a linguagem Python e clicar no seu respectivo botão Install.

Aqui nós estamos instalando a extensão do Python para o VSCode. Esta extensão não irá instalar o Python novamente, mas vai apenas configurar a IDE para funcionar com o Python que nós já temos instalado.

Ele vai demorar alguns segundos para fazer a instalação, e assim que terminar, pode ser que ele abra novas abas mostrando informações sobre os novos plugins que foram instalados.

O menu lateral que aparece é chamado de Extensions. Nele é possível buscar extensões das mais diversas, que vão te auxiliar a trabalhar com variadas linguagens, ou a customizar o seu ambiente de trabalho com temas e ícones, por exemplo.

Você pode fechar todas as abas, clicando no botão X no canto delas:

Por fim, clique no primeiro item do menu mais a esquerda. Este é o botão para ir ao menu Explorer.

Esta é a tela que você deve estar vendo, após fechar todas as abas abertas e acessar o menu explorer:

Trabalhando com pastas#

O VS Code trabalha com o conceito de Projetos, que são nada mais e nada menos do que pastas em seu computador onde você agrupa seus arquivos Python de um determinado programa, além de arquivos de configurações.

Para que possamos começar a programar com arquivos, precisamos primeiro separar uma pasta para nosso curso. Clique em Open Folder e selecione uma pasta vazia para seguir adiante. Como provavelmente você não tem nenhuma pasta criada para isso ainda, basta criá-la em algum lugar, como em Meus Documentos/Curso Python, por exemplo.

Após selecionar a pasta, é comum aparecer uma mensagem perguntando se você confia nos autores desta pasta. Pode clicar no botão azul e seguir em frente.

Sua tela deve estar parecida com esta:

O menu lateral agora exibe o título CURSO PYTHON, com nenhum item além deste. Isto acontece pois não criamos nenhum arquivo ainda.

Criando nosso primeiro script python#

Você pode clicar no botão direito na área vazia deste menu e selecionar “New File” para criar um arquivo. Nomeie o arquivo como primeiro.py

Outra maneira é clicar em File no menu superior direito, e depois em New File.... Vai abrir um painel para você digitar o nome do arquivo. Quando terminar, basta apertar enter.

Perceba que a extensão dos arquivos python é .py - Sempre que ver esta extensão em algum arquivo, saiba que ele contém código python.

Agora nós temos nosso primeiro arquivo python aberto em nossa IDE, e já podemos começar a digitar algumas linhas de código.

Digite 2+2 e aperte Enter.

Perceba que agora, diferente do IDLE, nós não obtivemos a resposta 4. Ele simplesmente pulou para a linha seguinte. Isso acontece pois agora não estamos mais em um interpretador de Python , ma sim num editor!

A maneira que temos para executar nosso código é através do pequeno botão play no canto superior direito.

Se você clicar nele, vai perceber que aparecerá uma nova tela no canto inferior da IDE. Por padrão, ele exibe a aba chamada Terminal.

Lembra de quando falamos das maneiras de rodar o Python? Uma delas era o CMD, que também possui o nome Terminal.

Neste caso em específico, o Terminal padrão do VS Code é o Power Shell (que é uma versão mais moderna do CMD, desenvolvido pela Microsoft)

Ali no terminal nós vemos uma linha bem comprida com três endereços.

  1. O primeiro é o endereço da nossa pasta do projeto.

  2. O segundo é o endereço da instalação do nosso Python

  3. O terceiro é o endereço completo do nosso arquivo (incluindo o endereço da pasta antes).

O que o botão “play” fez no fim das contas, foi executar nosso arquivo através do Terminal.

A Função print()#

O problema é que nós ainda não estamos vendo o resultado da soma 2+2, que deveria ser o número 4. Por que isso acontece?

No IDLE, sempre que uma linha era executada, ele nos mostrava o retorno daquela expressão. No caso de uma expressão de conta matemática, o retorno é o resultado da operação.

No entanto, quando estamos executando um arquivo python (e o mesmo pode ser dito para outras linguagens), só é exibido algo na tela quando nós pedimos para o programa fazer isso.

No python, isto é feito com a função print()

Tente alterar a linha do seu código para o seguinte:

  • print(2+2)

Depois, clique no botão play novamente.

Agora nós vemos o valor 4 exibido!

Como último experimento, adicione mais duas linhas de print(), com algumas outras expressões dentro. (Não precisa ser operações matemáticas. Experimente com o que já aprendemos nas aulas anteriores)

Perceba que sempre que clicamos no botão play, ele apenas adiciona conteúdo na janela do terminal. Por isso, confira sempre as últimas linhas, para garantir que está vendo a saída da sua execução mais recente.

Neste caso, nós vemos a seguinte saída:

4
Olá mundo!
<class 'int'>

A primeira linha trouxe o retorno de uma operação matemática. A segunda linha trouxe o retorno de uma string A terceira linha trouxe o retorno da função type para um número int.

Parabéns! Neste artigo nós completamos a instalação do VS Code, criamos nosso primeiro arquivo .py em uma pasta de projeto, aprendemos a executá-lo e a ver suas saídas com a função print().