Guardando informação em variáveis#

Vamos fechar este módulo com chave de ouro, pois falaremos a respeito das tão famosas variáveis.

Talvez você já tenha ouvido a expressão: “São muitas variáveis” para definir algo complexo e difícil de decidir. Hoje vamos entender o que realmente são essas variáveis.

Uma variável é como se fosse um balde onde você pode colocar o que quiser lá dentro. Você pode modificar o conteúdo desse balde quando quiser.

O mais legal é que esse balde tem um nome, e é você que cria esse nome! Fazemos isso por meio de uma declaração.

Declaração de variáveis#

As declarações são feitas com o nome da variável do lado esquerdo, um sinal de igual, e o conteúdo da variável do lado direito. Vejamos um exemplo:

Aqui eu criei uma variável chamada nome, e o seu valor é uma string contendo o texto "Vinicius". Na linha de baixo criei uma variável chamada sobrenome, e o seu valor é outra string, contendo o texto "Jorge Munhoz".

Isso significa que esses valores estão guardados na Memória RAM, e podem ser acessados através desta variável. Sempre que eu digitar o nome da variável, vou receber o conteúdo delas como saída:

É possível alterar o valor de uma variável fazendo outra declaração:

Esses valores ficam “salvos” somente enquanto o programa está em execução. Ou seja, eles serão destruídos quando eu fechar o programa.

Façamos o teste. Após fechar o IDLE e abri-lo novamente, ao tentar ver o conteúdo das variáveis que criamos, obtemos o seguinte erro:

Se tentar utilizar uma variável que não foi declarada préviamente, você receberá um erro como este.

Utilização prática de variáveis#

Mas porque nós utilizamos variáveis?

Digamos que você tenha um caixa de supermercado e precisa calcular alguns valores:

Alguém está tentando comprar um chocolate e um refrigerante, que totalizam 7 reais.

E se fossem 5 chocolates e 3 refrigerantes?

E se o comprador tiver apenas uma nota de 50 reais? Posso calcular o troco facilmente com a utilização da variável total.

Perceba que a única maneira de eu fazer essa conta sem a utilização de variáveis, teria de ser tudo na mesma linha, já que não estaríamos guardando nada na memória:

Além de ser uma operação mais complexa e difícil de calcular, ela também é difícil de interpretar por quem está lendo o código (um colega programador, por exemplo), pois não temos um nome explicando que o 3.00 equivale ao preço do chocolate.

Portanto, variáveis são ótimas quando precisamos guardar uma informação e utilizá-la novamente em outra parte do código.