3 Maneiras de começar a usar o Python#

Considerando que você já fez a instalação do Python em seu computador, gostaria de mostrar 3 maneiras diferentes para você começar a interagir com o código.

IDLE#

IDLE significa Integrated Development and Learning Environment, ou seja, um Ambiente Integrado de Desenvolvimento e Aprendizado.

É um programinha que foi instalado junto com o Python, e serve para você realizar interações simples com a linguagem. Ele é muito útil para quem está aprendendo a programar, pois é possível simplesmente abrir e começar a digitar linhas de código.

Se buscar no seu Windows por idle, você vai encontrar algo parecido com a imagem abaixo. Caso tenha mais de uma versão do Python instalada em seu computador, pode aparecer mais de uma opção. Certifique-se de abrir a versão mais recente.

Para se certificar de que está tudo certo, digite: print("Hello World")

Você verá a frase sendo exibida na tela.

CMD -> Python#

Outra maneira de executar o python, muito mais utilizada pelos programadores, é através da “Linha de Comando”, conhecida também pelos nomes de CMD, Shell e para os não iniciados, “Telinha Preta”.

Para abrir, basta buscar no windows por cmd.

Se você digitar python e der um enter:

Um modo idêntico ao do IDLE será inicializado na mesma tela. Tudo que você digitar alí será interpretado como código python. Caso queira confirmar, basta digitar print("Hello World!") e dar um enter para ver o resultado.

Vale lembrar também que o mesmo pode ser feito através do Power Shell, que é outro programa de “linha de comando” que pode ser encontrado no Windows.

IDEs#

Uma IDE é um Integretaded Develepment Environment (Ambiente Integrado de Desenvolvimento). É um nome bonito pra definir um programa que ajuda o programador.

Existem diversas IDEs. Algumas são focadas em linguagens específicas, outras tentam ser genéricas e suportam diversas linguagens de programação.

Para o Python, recomendo duas:

  • VS Code - https://code.visualstudio.com/

  • Pycharm - https://www.jetbrains.com/pycharm/

A primeira, também conhecida como Visual Studio Code, entra na categoria das IDEs genéricas. No entanto, é muito boa para a utilização de Python, e recomendo para quem está começando pelo fato de ser mais simplista.

Não confunda o Visual Studio Code com Visual Studio, que é outra IDE, muito mais robusta e focada no desenvolvimento em linguagens da microsoft, como o C#.

A segunda, Pycharm, é uma IDE muito mais robusta. Isso nem sempre é bom, pois pode ser lenta em computadores mais fracos, ou pode atrapalhar no aprendizado de alguns conceitos, dado que ela faz muita coisa de forma automatizada para você.

Eu utilizei o VS Code por vários anos quando comecei a programar em Python e depois migrei para o Pycharm, que utilizo até hoje.